Informações Sobre Segurança

BLOUNT INDUSTRIAL LTDA.
Rua Emilio Romani, 1630 CIC
CEP 81460-020 Curitiba, Parana Brazil
55 41 2169-5800

fax: 55 41 2169-5900

Fale com a Oregon



 

  kickback

Rebote da ponta da barra é uma das causas mais comuns de sérios danos ocorridos com motosserra. O Departamento de Serviços Técnicos da Oregon Sistemas de Corte oferece treinamento de segurança aos usuários de nosso produto. Caso sua empresa use motosserras, e se segurança para seus funcionários for prioridade, dê uma olhada no nosso Suporte Técnico.


Kickback illustration

O rebote pode ocorrer quando a corrente em movimento na ponta da barra encosta em um objeto ou quando a madeira estreita e prende a corrente no corte. O contato com a ponta da barra pode em alguns casos causar uma reação reversa muito rápida, impulsionando a barra para cima e para trás em direção ao operador. A retenção da corrente na parte superior da barra, pode empurrar rapidamente a barra contra o operador. Qualquer uma destas reações pode causar perda do controle da corrente, que poderá resultar em sérios danos ao operador como também as pessoas que estejam próximas da área de operação.

A parte superior da ponta da barra na motosserra é conhecida como ÁREA DE RISCO DE REBOTE. Quando esta parte entra em contato com um objeto tal como galho ou ramo, existe o perigo de uma reação inesperada de rebote.

Motosserras mais modernas são equipadas com uma variedade de dispositivos intencionados a reduzir o risco de perigos de rebote ou de outras causas. Entre estes dispositivos estão o freio, o protetor da mão frontal (esquerdo), o protetor da ponta da barra e correntes e barras de rebote reduzido. Para assegurar que a condição de proteção destes dispositivos são mantidos, é importante que sua motosserra esteja montada completamente correta e que todos os componentes estejam bem presos e em boas condições.

Não importa o quanto sua motosserra é usada, a Oregon Sistemas de Corte sempre recomenda que você adquira produtos de baixo rebote. Peça ao seu revendedor OREGON correntes de baixo rebote, que estão dentro dos padrões de segurança recomendados.

Antes de usar qualquer motosserra, leia completamente todas as instruções de segurança e operação fornecidos pelo fabricante do produto.